Receita de Lelê
12 de dezembro de 2023Molho Pesto de Bredo
13 de agosto de 2024Picão-preto
(Bidens pilosa)
NOMES POPULARES:
picão, picão-preto, carrapicho, carrapicho-de-agulha, carrapicho-de-duas-pontas, carrapicho-picão, coambi, cuambri, erva-picão, fura-capa, guambu, macela-do-campo, picão-amarelo, picão-das-horas, picão-do-campo, pico-pico, piolho-de-padre, espinho-de-agulha, carrapicho-de-cavalo, aceitilla ou pirco.
As partes mais utilizadas são as folhas, mas a planta inteira (caule, folhas e flores) também é empregada na medicina tradicional.
É uma planta de pequeno porte, variando entre 50-130 cm de altura, seu caule é macio e flexível. A B. pilosa é diferenciada de outras espécies por sua folha apresentar 5 folíolos e sua semente conter 2 a 3 aristas.
Utilização medicinal
A infusão de picão-preto é indicada para auxiliar no tratamento de icterícia transitória, desde que quadros graves tenham sido descartados por um médico. É também tradicionalmente utilizada no tratamento fitoterápico de inflamação nos rins, cicatrização de feridas, malária, hepatite e diabetes como hipoglicemiante.
Seu uso é contraindicado para gestantes.
Receita
Chá de picão-preto
Ferver 1 xícara de chá (150 mL) de água filtrada e realizar a infusão de 1 colher de sobremesa de folha do picão-preto por 5 minutos. Tomar 4 vezes ao dia.
Fonte: ANVISA.
Manuseio sustentável
A reprodução do picão-preto acontece por meio de sementes. Cada pé pode gerar cerca de 3.000 sementes com germinação imediata após sua maturação.
Por ser uma planta resistente a adversidades climáticas e de fácil adaptação, seu manuseio se torna simples. O ciclo anual do picão preto permite sua colheita durante qualquer período do ano.
Potencial econômico
A Bidens pilosa é encontrada em regiões tropicais e subtropicais, sendo identificada em praticamente todo o território brasileiro, e muitas vezes, reconhecida como erva daninha. Por ser uma planta de ciclo anual, concomitante à sua grande produção e longevidade das sementes, além de mecanismos de dispersão eficientes, o picão-preto se torna um produto abundante durante o ano todo.
O tratamento fitoterápico também permite o uso de folhas secas e seccionadas para preparações extemporâneas, facilitando a estocagem e armazenamento.